História

História

Conheça um pouco da história da nossa cidade

Resultado de imagem para caiçara do norte
Caiçara do Norte

 

O primeiro proprietário da região salineira chamada Caiçara foi o Sargento-Mor Bento Gomes da Rocha. Em março de 1734, seu filho, o Capitão Inácio Gomes da Câmara tomou possede três léguas de terras, que começavam no setor chamado Três Irmãos, estendendo-se até Água Maré e alastrando-se pelo sertão. A palavra Caiçara significa, na língua indígena, o semelhante a curral de gado.
 


O povoamento de Caiçara foi crescendo e já na metade do século XVIII começou a dar sinais de desenvolvimento a partir do trabalho nas salinas e na pesca, da criação de gado e de várias plantações espalhadas pelas redondezas.
 


No ano de 1844, o missionário frei João da Purificação, comandou a construção da Capela de Santo Antão Abade. As pedras usadas na construção da capela vieram da Ponta da Santa Cruz e a imagem, de acordo com os moradores mais antigos, pode ter vindo da Itália ou ter sido encontrada numa embarcação naufragada.
 


Em 1847, Caiçara foi elevada à condição de distrito de Touros, ganhando sua primeira escola no ano seguinte. O distrito tinha uma extensa rua, construída em sentido paralelo à chamada pancada do mar, ladeada de estaleiros improvisados, que serviam para salgar e secar o pescado.
 


Caiçara teve sua vida normal e em desenvolvimento até o ano de 1912, quando sofreu a invasão das areias das dunas, ficando praticamente soterrada. Com a Capela de Santo Antônio Abade sendo atingida pelas areias, a imagem do santo foi transferida, sob a coordenação do Padre João Clemente, para um prédio na localidade de São Bento.
 


Mas, apesar de todas as dificuldades promovidas pelo avanço das dunas, Caiçara manteve-se viva e logo voltou a crescer, ganhando uma nova escola em maio de 1925. Posteriormente tornou-se distrito de São Bento do Norte e continuou sua prosperidade econômica, tendo como principal base a atividade desenvolvida pela famosa pesca do peixe voador.
 


No dia 16 de julho de 1993, pela Lei nº 6.451, Caiçara desmembrou-se de São Bento do Norte, tornando-se município do Rio Grande do Norte, com a denominação de Caiçara do Norte.
 


Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Caiçara, pelo decreto-lei estadual nº 2347, de 31-121958, subordinado ao município de São Bento do Norte.

 


Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Caiçara figura no município de São Bento do Norte.
 


Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-1-1991.
 


Elevado à categoria de município com a denominação de Caiçara o Norte , pela lei estadual nº 6451, de 16-07-1993, desmembrado de São Bento do Norte. Sede no atual distrito de Caiçara do Norte ex-Caiçara. Constituído do distrito sede.Instalado em 01-01-1997.
 


Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.
 


Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
 


Alteração toponímica distrital

Caiçara para Caiçara do Norte alterado, pela leu estadual nº 6451, de 16-07-1983.